Questões de Biologia – Ecologia

POSTS RELACIONADOS
Questões de Biologia de Ecologia para o Ensino Médio
1 (Vunesp) A sequência indica os crescentes níveis de organização biológica: célula → I → II → III
→ população → IV → V → biosfera.
Os níveis I, III e IV correspondem, respectivamente, a
a) órgão, organismo e comunidade.
b) tecido, organismo e comunidade.
c) órgão, tecido e ecossistema.
d) tecido, órgão e bioma.
e) tecido, comunidade e ecossistema.



2 (UFSC) Considere que em determinada região existam 6 populações de seres vivos. A população 1 é constituída de vegetais e a população 6 de microrganismos decompositores. A população 2 se alimenta da população 4 que, por sua vez, se alimenta somente da população 1. A população 5 se alimenta da população 2 e da população 4. Por fim, a população 3 se alimenta da população 5. De acordo com estas informações, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
(1) Se a população 3 desaparecer, espera-se que as populações 2 e 4 diminuam.
(2) A única população que ocupa mais de um nível trófico é a 3.
(4) A população 3 ocupa o primeiro nível trófico e a população 1 ocupa o último.
(8) Existem relações de predatismo e competição entre as populações 2 e 5.
(16) Todas as populações, exceto a 1, são carnívoras.
(32) A situação apresentada caracteriza uma teia com duas cadeias alimentares.
3 (Fuvest-SP) “Para compor um tratado sobre passarinhos é preciso por primeiro que haja um rio com árvores e palmeiras nas margens. E dentro dos quintais das casas que haja pelo menos goiabeiras. E que haja por perto brejos e iguarias de brejos. É preciso que haja insetos para os passarinhos. Insetos de pau sobretudo que são os mais palatáveis. A presença de libélulas seria uma boa. O azul é importante na vida dos passarinhos porque os passarinhos precisam antes de ser belos ser eternos. Eternos que nem uma fuga de Bach.” BARROS, Manoel de. “De passarinhos” No texto, o conjunto de elementos, descrito de forma poética em relação aos passarinhos, pode ser associado, sob o ponto de vista biológico, ao conceito de
a) bioma.
b) nicho ecológico.
c) competição.
d) protocooperação.
e) sucessão ecológica.



4 (PUC-RJ) As cianobactérias podem ser consideradas seres vivos autossuficientes porque são capazes de:

a) fixar tanto N2 quanto CO2 sob a forma de matéria orgânica.
b) absorver cálcio e nitrogênio diretamente das rochas.
c) fixar o H2 atmosférico sob a forma de matéria orgânica.
d) degradar qualquer tipo de matéria inorgânica ou orgânica.
e) disponibilizar o fósforo para outros seres vivos.
5 (UFC-CE) As esponjas desempenham papéis importantes em muitos hábitats marinhos. A natureza porosa das esponjas as torna uma habitação ideal para vários crustáceos, equinodermos e vermes marinhos. Além disso, alguns caramujos e crustáceos têm, tipicamente, esponjas grudadas em suas conchas e carapaças, tornando-os imperceptíveis aos predadores. Neste caso, a esponja se beneficia por se nutrir de partículas de alimento liberadas durante a alimentação de seu hospedeiro. As relações ecológicas presentes no texto são:
a) protocooperação e competição.
b) inquilinismo e protocooperação.
c) inquilinismo e parasitismo.
d) competição e predação.
e) parasitismo e predação.
————————————————————————————————————————-
Gabarito comentado:
1.  Letra C –  O nível de organização biológica é: célula, técido, orgão, organismo, população, comunidade, ecossistema e biosfera
2. Resposta: 01 + 08 + 32 = 41
As alternativas com os valores 01, 08 e 32 são as corretas. A alternativa com valor 02 está incorreta porque número 3 ocupa somente um nível trófico. A alternativa de valor 04 está incorreta porque a população 1 ocupa o primeiro nível trófico (produtores). A alternativa de valor 16 também está incorreta por que a população 4 é herbívora




3. Letra B – Nicho ecológico é o cuonjunto de relações que a espécie mantém com outras espécies e com o ambiente físico, correspondendo ao modo de vida (alimentação, reprodução, habitat, etc.) ou ao papel ecológico que a espécie desempenha no ecossistema.
4. Letra D –  Os protozoários não realizam fotossíntese ou quimiossintese, portanto não constituem o primeiro nível da cadeia alimentar. Os produtores são as plantas e algumas espécies de algas microscópicas
5. Letra B – Inquilinismo é o tipo de relação que ocorre  quando crustáceos, equinodermos ou vermes marinhos utilizam a esponja como “casa”. Eles se beneficiam com a habitação e não há prejuízo ou beneficiob para a esponja. Protocooperação é a relação que ocorre quando os crustáceos/caramujos possuem esponjas em suas carapaças/conchas para torná -las  imperceptíveis aos predadores, e, contrapartida, as esponjas se beneficiam por se alimentar das partículas de alimentos dos crustáceos/caramujos. Assim, indivíduos de  espécies diferentes obtém benefícios mútuos sem haver dependência entre eles, podendo viver isolados

You may also like

4 thoughts on “Questões de Biologia – Ecologia

  1. Pingback: Google
  2. It’s a shame you don’t have a donate button! I’d certainly donate to this fantastic blog!

    I suppose for now i’ll settle for book-marking and
    adding your RSS feed to my Google account. I look forward to brand new updates and will share this blog with my Facebook group.
    Talk soon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.