Questões de Biologia de Genética para o Ensino Médio
![]() | |
|
Ao final do experimento, os dois grupos de plantas apresentaram
(A) os genótipos e os fenótipos idênticos.
(B) os genótipos idênticos e os fenótipos diferentes.
(C) diferenças nos genótipos e fenótipos.
(D) o mesmo fenótipo e apenas dois genótipos diferentes.
(E) o mesmo fenótipo e grande variedade de genótipos.
2 (PUC-RIO 2008)
Em um teste de paternidade, onde tanto a mãe quanto o pai eram desconhecidos, realizado sem a possibilidade do uso de técnicas mais modernas de biologia molecular, algumas características fisiológicas foram observadas entre a criança e os dois prováveis pai e mãe. A criança apresentava um fenótipo relativo a uma característica recessiva somática também apresentada pela provável mãe, mas não pelo provável pai. Considerando que esses são os verdadeiros pais da criança e com base nessas informações, é correto afirmar que a(o):
(A) criança herdou do pai um gen dominante para a característica em questão.
(B) criança é heterozigota para a característica em questão.
(C) mãe é heterozigota para o gen em questão.
(D) avó materna da criança é homozigota dominante para a característica em questão.
Admita que a característica cabelo azul siga os princípios descritos por Mendel para transmissão dos genes.
Com base nas genealogias apresentadas, a herança genética para cor azul do cabelo é classificada como:
(A) holândrica
(B) pleiotrópica
(C) mitocondrial
(D) autossômica
4 (ENEM 2011)
Em 1999, a geneticista Emma Whitelaw desenvolveu um experimento no qual ratas prenhes foram submetidas a uma dieta rica em vitamina B12, ácido fólico e soja. Os filhotes dessas ratas, apesarem de possuírem o gene para obesidade, não expressaram essa doença na fase adulta. A autora concluiu que a alimentação da mãe, durante a gestação, silenciou o gene da obesidade. Dez anos depois, as geneticistas Eva Jablonka e Gal Raz listaram 100 casos comprovados de traços adquiridos e transmitidos entre gerações de organismos, sustentando, assim, a epigenética, que estuda as mudanças na atividade dos genes que não envolvem alterações na sequência do DNA.
A reabilitação do herege. Época, nº 610, 2010 (adaptado).
Alguns cânceres esporádicos representam exemplos de alteração epigenética, pois são ocasionados por
(A) aneuploidia do cromossomo sexual X.
(B) polipoidia dos cromossomos autossômicos.
(C) mutação em genes autossômicos com expressão dominante.
(D) substituição no gene da cadeia beta da hemoglobina.
(E) inativação dos genes por meio de modificações das bases nitrogenadas.
5 (PUC RIO-2004) Analise o seguinte heredograma de uma característica transmitida geneticamente:
Com base nessa análise, indique a opção que apresenta a afirmativa correta sobre a herança da característica referida no heredograma.
(A) É do tipo recessiva autossômica porque o genótipo pode estar presente na prole de ambos os sexos sem estar presente nos pais.
(B) É do tipo dominante autossômica porque o genótipo pode estar presente na prole de ambos os sexos sem estar presente nos pais.
(C) É do tipo recessiva autossômica porque o número de indivíduos afetados é menor do que o de não afetados.
(D) É do tipo recessiva ligada ao sexo porque todo progenitor masculino afetado transmite a característica para suas filhas.
(E) É do tipo dominante ligada ao sexo porque todos os filhos homens herdam a característica da mãe.
Gabarito:
- B 2. E 3. D 4. E 5. A
As plantas clonadas a partir de um vegetal original, apresentam o mesmo genótipo e diferentes fenótipos resultantes da exposição diferencial à luz e à escuridão
Comentário da Questão 2:
pai é heterozigoto para a característica em questão. Se a criança apresentava o fenótipo recessivo, isso significa que ela possuía os dois genes recessivos para essa determinada característica. A mãe, com o mesmo fenótipo da criança, também apresentaria o mesmo genótipo. As duas seriam classificadas como homozigotas recessivas A criança teria herdado um gene recessivo de cada um dos genitores. Desta forma o pai, cujo fenótipo era dominante, deveria ser heterozigoto para que pudesse doar um gene recessivo para a criança. Se a mãe da criança possuía dois genes recessivos para a característica em questão, teria que ter herdado um de cada genitor e, assim a avó materna da criança não poderia ser homozigota dominante. 10 – Resposta
Comentário da questão 3:
As características fenotípicas dos indivíduos são determinadas por um par de genes, um herdado do pai e outro da mãe. A análise das duas genealogias apresentadas indica que a característica cabelo azul é autossômica, ou seja, está localizada em um cromossomo somático, afetando, portanto, tanto homens quanto mulheres. Enquanto, na família Alfa, apenas a mãe possui cabelo azul, na família Beta, todos possuem essa característica, reforçando essa conclusão.
De acordo com os princípios descritos por Mendel, para as demais classificações apresentadas, cabem as seguintes considerações:
- holândrica – o gene que determina o fenótipo está presente no cromossomo Y, assim apenas os homens poderiam apresentar cabelo azul;
- mitocondrial – a herança mitocondrial é transmitida pela mãe, portanto todos os filhos da família Alfa deveriam apresentar cabelo azul;
- pleiotrópica – neste tipo de herança, um único gene influencia mais de uma característica, o que não ocorre na situação analisada.
O gene pode ser inativado por uma alteração nas bases nitrogenadas sem modificação na sequência delas
Comentário da Questão 5: